A arte de transformar histórias em notícias

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Jornalismo de interesse.

Ainda sou um estudante de jornalismo, pela Fatea, entendo pouco sobre as “malevolências” do mercado profissional.
O jornalismo tem como primícias “criar memória, educar e transformar a realidade”, ou pelo menos nos foi passado isso, pois quando chegamos ao mercado de trabalho somos sugados pelo interesse de uma minoria que tem o poder.
Assista ao vídeo primeiro, assim você entenderá do que estou falando.



http://br.youtube.com/watch?v=XLyXHQDinvQ&feature=related



Após este comentário, a jornalista Salete Ramos foi demitida da TV Cultura.
Qual foi o seu erro?
A informação passada era de extremo interesse público, ela criava memória, educava e, quem sabe, poderia transformar a realidade nacional. Seu texto foi perfeito, pois tudo que ela disse foi sem o TP (um sistema que projeta o texto para o apresentador, assim ele não tira os olhos da câmera), ou seja, sua capacidade de organização de pensamento era ótima.
Então, qual foi o erro?
A resposta é simples, o Bradesco era o patrocinador do telejornal, a Cultura é uma TV “pública” e o governo federa é o principal anunciante da emissora.
O erro foi o jornalismo ter ficado prezo aos interesses publicitários, a liberdade de expressão ser superada pela “liberdade econômica”.
Infelizmente, o jogo de interesse domina todas as áreas, no jornalismo não é diferente. Cabe aos novos profissionais mudarem este panorama.

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